Guarda-Redes Futebol / Soccer Goalkeeper

Link

sábado, 19 de maio de 2012

Bola na Barra - Quarteirense

A nossa equipa Sénior do CDR Quarteirense da 3ª Divisão Nacional serie F, teve a agradável surpresa durante um dos nossos treinos, porque apareceu a equipa de filmagem para fazer o Bola na Barra, rubrica do programa Mais Futebol da TVI 24.

Claro que foi muito divertido fazer o Bola na Barra, para mim e para todos os meus colegas e treinadores, com muito divertimento e alegria em ano de possível subida à 2ª Divisão Nacional, que à data da gravação estávamos a lutar para a subida.

Quando a peça do Bola da Barra foi apresentada no dia 18 de Maio de 2012, no programa Mais Futebol, já a nossa equipa tinha assegurado a subida à 2ª Divisão Nacional, grande obreiro deste feito histórico o nosso treinador Mário Júnior, tendo nós vencido o Aljustrelense por 2 a 0, e o Farense vencido o Sesimbra que assim fez com que a nossa subida ao patamar superior ficasse desde logo garantida.

A minha prestação no Bola da Barra ?  Não acertei, mas tentei, vamos ver o que eu fiz.


Foi divertido


Com todas as nossas tentativas, não conseguimos atingir a bola na barra, excepto uma vez mas na baliza contrária, a que não estava a ser filmada, por isso não contou, pena, pois é, mas vamos ver, para ver como foi.



Não acertámos na barra, pois não, mas valeu pelo ambiente muito divertido e pelo momento agradável que foi criado.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Recrutamento de um Guarda-Redes Futebol

O processo de recrutamento de um Guarda-Redes de futebol pode ser um desafio e é muitas das vezes confusa.
Assim como a posição que jogamos, o processo de recrutamento de um
Guarda-Redes é único.

Compreender o ciclo de recrutamento


Quando um Guarda-Redes é uma prioridade para os treinadores, ou não precisam de um Guarda-Redes.

Não é só se for bom o suficiente, o treinador tem que ter uma necessidade de um Guarda-Redes no seu pensamento de recrutamento.
Infelizmente, pode-se ser um bom Guarda-Redes para podermos jogar numa equipa de sonho, no entanto, eles, os treinadores, se não tem necessidade de recrutar um Guarda-Redes, então estamos sem sorte.

Uma das formas de estarmos por dentro do processo de recrutamento pode passar por olharmos para as listas de interesses das equipas, que algumas das equipas tem e outras divulgam. Apesar de não ser definitiva, pode-se ter uma noção da existência ou não de um Guarda-Redes, podendo ser uma prioridade de recrutamento, para os treinadores. Deve-se também de olhar para a existência de Guarda-Redes no plantel, quantos existem, quantos jogos eles jogaram, e qual a sua idade, porque estes factores podem ser importantes para podermos avaliar se pode ou não existir necessidade de um Guarda-Redes para reforçar a equipa, como titular, como 2º ou 3º Guarda-Redes.

Comunicar com os treinadores - Fazer as perguntas certas


A comunicação é fundamental no processo de recrutamento, construir relacionamentos com os treinadores acabará por proporcionar maiores oportunidade, e facilita até a avaliação, por parte dos técnicos.

Como Guarda-Redes é preciso perguntar se o treinador, está à procura de um Guarda-Redes para a sua equipa.

Se uma equipa está à procura de um Guarda-Redes e se o seu relacionamento com o treinador é bom, temos muito mais possibilidade de ser recrutado e temos a vantagem de saber e determinar quais são as expectativas que o técnico quer, do Guarda-Redes que vier a ser contratado para a equipa, como por exemplo o treinador está à procura de um Guarda-Redes com 3 ou 4 anos de experiência ?
Ou o treinador quer um Guarda-Redes que está no primeiro ano do escalão sénior ?

O Marketing
Torneios e ou treinos de captação


Torneios e ou treinos de captação são óptimas formas de conseguir exposição.
Ao avaliar os Guarda-Redes, os treinadores ou os olheiros vão estar a ver as características técnicas e físicas, no entanto, eles também estão a avaliar a presença, a forma de estar, de se posicionar, assim como as variáveis tácticas e psicológicas, como por exemplo:

- Como o Guarda-Redes reage em momentos críticos.

- Como organiza as jogadas ensaiadas.

- Como responde e reage a um erro.

- Como consegue ler o jogo e controla o espaço atrás da linha da sua defesa.

- Como distribui a bola e lança ou inicia contra-ataques.

- Como pode aliviar a pressão, nas costas da sua defesa, e está dísponivel para receber e efectuar passes.

- Como bate os pontapés de baliza ou eventualmente os livres.

Para além dos aspectos acima referidos outros pormenores, são aproveitados para serem observados.

Vídeo


Se os treinadores são incapazes de o ver pessoalmente, então fazer um vídeo pode ser uma excelente oportunidade, para também se mostrar.

Fazer um vídeo com cenas do que faz em treino, que podem mostrar a sua técnica, trabalho de pés, passes, manipulação, etc.,  incluindo também imagens de jogos, que podem ilustrar a sua técnica na acção, bem como mostrar as suas formas de tomar decisões e de presença, porque num jogo não existe a pressão que há em competição em comparação com o treino.

É muito importante o vídeo para enviar a treinadores, olheiros ou agentes de futebol, caso não exista a possibilidade de estarem presentes nestes torneios ou treinos de captação.
Hoje em dia a visualização de imagens de vídeo de um jogador ou Guarda-Redes, é cada vez mais utilizada e é uma primeira aproximação, ou abordagem, a um possível recrutamento por parte das equipas.

SORTE, também é preciso no processo de recrutamento.

Época 2011/2012


É o meu primeiro ano no escalão de sénior.

No clube de futebol, onde estou filiado, CDR Quarteirense, foi-me dada a oportunidade de poder treinar na equipa A ( equipa principal a jogar no campeonato nacional da III divisão ( Portugal )) e que oferece planos de treino especifico de Guarda-Redes e também treino em conjunto de nível elevado, proporcionando-me a adquirir experiência, motivação e evolução.
A nível de jogo e para ganhar experiência e ritmo de jogo, estou a jogar pela Equipa B, com várias chamadas  também à equipa A, complementando assim a minha evolução como Guarda-Redes de primeiro ano escalão sénior.

Sem a ajuda do presidente do clube, CDR Quarteirense, do treinador principal e do treinador de Guarda-Redes isso não era possível e a minha evolução como atleta e como Guarda-Redes ficava pelo caminho, graças a eles isso não está a acontecer e eu só tenho que agradecer a eles a oportunidade que me estão a dar.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Equipamento Guarda-Redes Futebol ( Parte II )

Luvas de Guarda-Redes Futebol ( Parte V )

As luvas de Guarda-Redes de futebol, é uma parte do equipamento mais importante, por isso vou continuar com este tema.

Cuidar das luvas de Guarda-Redes - Opinião e Sugestão de Christian Benjamin

Christian Benjamin foi Guarda-Redes de futebol durante 20 anos e é treinador/formador de Guarda-Redes há já 10 anos, por isso a sua experiência como jogador e treinador/formador é importante assim como as suas opiniões e sugestões.

Ele diz que, para um Guarda-Redes as luvas são tão importantes quanto as chuteiras.
As luvas ajudam a ter um melhor controlo a defender a bola, oferecendo protecção e conforto.

Parte da formação, de um iniciado a Guarda-Redes, é também compreender como cuidar do equipamento que o protege e que o ajuda a ter um bom desempenho a defender, por exemplo remates fortes.

As luvas não são baratas, as luvas não duram para sempre, talvez durem uma temporada com sorte.
Na realidade, luvas muito caras mas com melhor aderencia é a que menos dura.
Super macio e palmas de látex pegajoso são as luvas que se encontram de nível profissional e que tem uma aderência excepcional, mas com pouca durabilidade.

Aqui estão algumas dicas úteis para aumentar a vida das suas luvas :

Compre o tamanho correcto - Se as luvas são muito grandes ou pequenas, não só pode afectar o seu desempenho, mas também acelera o desgaste das luvas.
Dedos que estão em luvas que são demasiados grandes ou pequenos pode colocar pressão no latex e nas costuras, causando o colapso prematuro das luvas.
No dimensionamento das suas luvas, os dedos não deve de ser inferior a um 1/4 de polegada a partir do topo e não mais de 1/2 polegada.

Conheça o seu latex da palma - Comprar, umas luvas com base na sua superficie de jogo e condições meteorológicas. Saiba se a suas luvas de latex é a mais adequada para todos os climas, condições de chuva, condições de seco, chão duro, ou superficies naturais ( como por exemplo relvado, relva natural ).

As luvas de chuva requerem cuidados de imersão antes do jogo e, potencialmente na 2ª metade do tempo de jogo. Só luvas de chuva são boas na chuva.

Luvas de Treino - Para assegurar a maior durabilidade das suas luvas de jogo e para estarem nas melhores condições possiveis, não treinamos com elas.
Comprar umas luvas de treino relativamente baratas é a melhor solução, porque nos treinos existe maior carga, maior esforço. e o seu desgaste é muito maior.
Se treinarem com as luvas de jogo, elas ficam com grande desgaste, ficando depois para o jogo, em condições que não são as melhores, porque se encontram desgastadas.
É importante ter um par de luvas para treinos e outro par de luvas para os jogos.

Limpe as suas luvas - Pó e suor quebram o latex das luvas, são as principais causas de desgaste do latex.
As toxinas na transpiração, também podem secar as luvas ao longo do tempo.
As lavagens das luvas, após um jogo vai ajudar a lavar o cuspo, suor e a sujidade (pó, etc.. ).
Como limpar: Lave as luvas com água morna.
Delicadamente exprema o excesso de água, atenção que apertando muito as luvas as costuras podem rasgar.
Um detergente suave pode ser usado na lavagem para tirar toda a sujidade e cheiros.
Várias marcas de luvas tem o detergente próprio para a lavagem das luvas principalmente luvas com latex sensivel ( soft ).
Na secagem das luvas, nunca utilizar acelarar o processo de secagem com secadores, com o sol, ou com o desumidificadores, porque com isso levam as luvas a terem humidade natural do lado de fora das luvas e assim elas ficam quebradiças e comecem a partir o latex.

Forma adequada de guardar as luvas - Depois de um jogo, não coloque as suas luvas num saco e esquece-las lá até ao próximo jogo.
Se o seu próximo jogo é amanhã, então, limpar a sujidade da palma da mão da luva com uma toalha húmida. Lavar as luvas para o jogo de amanhã pode causar que as luvas fiquem molhadas, porque não tiveram tempo para secar no seu processo normal.
Se for o caso, envolva as luvas em uma toalha húmida para as manter húmidas para o jogo de amanhã.
Ao guardar as luvas não colocá-las juntas com a palma da mãos pois podem ficar bem unidas e depois ao separá-las podem rasgar.
Um saco próprio para as luvas é o ideal para as guardar, o latex das luvas podem respirar.
Quando compramos as luvas elas já vem em saco próprio, podem verificar isso com atenção, porque nos lados do saco tem orificios para o latex poder respirar e não deixa ficar com cheiros.

Os Guarda-Redes modernos dependem das suas luvas, profissionais de topo, com patrocinios, têm a possibilidade de deitar fora as luvas após 1 ou 2 jogos, mas nós não temos esse luxo.

Precisamos de cuidar das nossas luvas para fazermos com que elas durem o mais tempo possivel.

Estas foram as sugestões e aconselhamento do agora treinador/formador de
Guarda-Redes, Christian Benjamin.