Incentivo e Motivação
O Guarda-Redes tem de se auto incentivar e motivar, também de incentivar todos os seus colegas de equipa quando estão a atacar, mas principalmente, quando estão a defender, quer nos jogos, em competição, quer nos treinos.
Quando a minha equipa sofre um golo, então sim, esta regra é muito importante aplicar-se, e caso eu cometa um erro, toda a auto motivação que eu possa ter, tem de vir ao de cima, tenho de me incentivar de qualquer forma, para poder continuar o jogo até ao fim, com niveis de confiança elevados.
Toda a motivação que venha dos meus colegas, e os incentivos que possa receber deles, são muito importantes, porque me dão grande força e fazem com que possa continuar a dar o meu contributo à equipa de forma segura, confiante, e isso eleva os níveis de sucesso.
Mas também, o treinador, se as coisas não vão bem, tem de puxar os indices de confiança para cima, com incentivos positivos e motivação, mas tem de haver algum cuidado.
Muitos treinadores puxam pelo Guarda-Redes de forma muito dura, por isso, tem de estar cientes das repercuções que pode haver, porque os Guarda-Redes, vão tomar isso como um sinal de falta de confiança e assim em vez de os Guarda-Redes ficarem incentivados, motivados e subirem os níveis de confiança, os treinadores com essa postura, só vão baixar os índices de confiança e insegurança dos Guarda-Redes.
Isso acontece por vezes comigo, principalmente quando estou num jogo, em competição, onde já existe por consequencia uma carga de pressão enorme.
Video com o patrocínio "tvgolo.com",
que retrata o erro do Guarda-Redes do Benfica, Roberto,
no jogo Benfica v Porto
No video, está
um exemplo de um erro de um Guarda-Redes, Roberto, de nacionalidade Espanhola, a jogar no Benfica, como titular e que ganha muito, mas muito dinheiro. Isso não quer dizer que não faça erros.
Este tipo de erros acontece a qualquer Guarda-Redes, quer ele seja do escalão senior, junior, juvenil, quer ele seja profissional, amador, de uma grande equipa, de uma equipa de um campeonato de menor valor.
O facto é que acontece este tipo de erros a todos os Guarda-Redes, sem excepção.
Este erro foi cometido, no jogo Benfica v Porto perante 50 mil pessoas a ver ao vivo no estádio e perante milhões de pessoas a assistir pela TV.
Mas o Guarda-Redes tem de continuar a jogar, tem de eliminar da sua cabeça este erro rápidamente, tem de se auto motivar, de se incentivar, de voltar a ganhar confiança e de dar segurança à equipa.
Tem de ser mentalmente duro e psicológicamente bem forte, senão, não pode jogar nesta posição, como é a de Guarda-Redes.
É por isso que se diz, que esta posição de Guarda-Redes não é para todos.
É de realçar, o Exemplo do treinador do Benfica, Jorge Jesus, na conferencia de imprensa após este jogo e relativamente ao lance do erro do Roberto:
Do lance do erro, o treinador perante os jornalistas, comentou ao de leve o erro do Guarda-Redes e não deu muita importância ao lance.
Mas, aproveitou para elogiar, de forma bem vincada, as grandes defesas do
Guarda-Redes, Roberto, em todo o jogo.
Conclusão:
O treinador do Benfica, estava a proteger o seu jogador, Guarda-Redes, Roberto, do lance infeliz que ele teve, tendo o maior cuidado, para não "queimar" psicológicamente, o seu Guarda-Redes da equipa principal do Benfica.
Com esta postura do treinador, o Guarda-Redes, sabe que pode contar com o seu treinador, porque este lhe dá e transmite confiança, mesmo nos momentos maus, em que comete erros.
Esta é uma boa lição para os Guarda-Redes e para os treinadores.
O treinador deve de analizar com cuidado, como está o estado de espirito do Guarda-Redes, se está positivo, se está em baixo, etc...
Deve de dar sinais ao Guarda-Redes que se o está a chamar a atenção é porque não está a dizer que é um mau Garda-Redes, ou má pessoa e que o está é a ajudar.
Estas são palavras muito importantes que o treinador pode falar para dar mais incentivo ao Guarda-Redes.
Nem sempre há tempo para treinar um Guarda-Redes, isto não acontece nas grandes equipas, onde existe até um treinador expecifico só para os Guarda-Redes.
O Guarda-Redes tem de ser incentivado a participar, em sessões de treinos com treinadores especificos de Guarda-Redes que existam no clube, por exemplo no escalão de seniores, ou em outros clubes que tenham esta especifiquidade, comprar livros, videos da especialidade, e se existir a oportunidade, ter treinos junto com outros Guarda-Redes profissionais, de grande categoria, com niveis grandes de sucesso, de forma que possam passar as suas experiencias.
Um Guarda-Redes, que queira ser um jogador evoluido nesta posição, e estar sempre a melhorar as suas perfomances, precisa de toda a formação e treinar de todas as formas que possam existir.
Para se ser Guarda-Redes tem de se ter uma dureza mental e uma atitude muito forte.
Encerro assim este capitulo da
Psicologia que o Guarda-Redes tem de ter.
Um novo capitulo vou abrir sobre o tema
Equipamento que o Guarda-Redes deve de usar.
Não percam na próxima publicação que irei fazer e não deixem de acompanhar e divulgar o blog.
Obrigado
Continuem a participar na votação que está a decorrer aqui no blog, e votem na equipa que vos parece que vai ser campeão de Juniores A da AF Algarve.
O campeonato está ao rubro e as equipas estão a lutar entre si.
Podem ver a classificação aqui, após a última jornada disputada no passado sábado, 02 de Abril 2011.
Também os resultados e a classificação pode ser vista aqui.